Projeto Philarmônica

Projeto Philarmônica

O Ensino da atividade musical é uma riquíssima oportunidade da pessoa ampliar seu mundo perceptivo, sua criatividade e espontaneidade, que vem sendo gradualmente tirados, por um lado, pelo processo massificante da educação institucionalizada, por outro, pelas condições de sobrevivência a que estamos submetidos, que não nos deixa tempo para o autoconhecimento, a harmonia, o amor por nossos semelhantes, bem como expandir nossas qualidades como seres humanos. Tocar em grupo exercita o senso de solidariedade, o ritmo coletivo, a noção de unidade, a capacidade de ouvir e de expressão coletiva a partir de um objetivo claro e do entendimento da dimensão estética, um dos mais antigos e persistentes anseios da criatura humana.

O Prodecom, preocupado em desenvolver um projeto sustentável e socialmente responsável, tem contribuído com a música, através de cursos de instrumentos musicais. Por ser uma área profissional em crescente destaque, a formação musical pode também significar a descoberta de novas oportunidades no mercado de trabalho. Nesse sentido, são oferecidas ferramentas que possibilitam a inserção do aprendiz nos mais diversos nichos de atuação: orquestras, bandas, estúdios de gravação, eventos, ensino, produção artística.

Oferecer oportunidades de aprendizagem da arte musical, da técnica de um instrumento para jovens e adultos e idosos é dar a eles oportunidades diferenciadas de formação para melhoria da qualidade de vida, é criar para eles uma identidade com a comunidade em que vivem, é, ainda, oferecer uma oportunidade de se sentirem úteis para o ambiente no qual estão inseridos

O Projeto Philarmônica é um desses. Como início do projeto foi escolhido o primeiro instrumento, o Violino, que é o instrumento mais conhecido da família das cordas, sendo amplamente utilizado por várias culturas e em variadíssimos gêneros musicais, do jazz ao pop, sendo, no entanto, na orquestra clássica e na música erudita que ele ganhou a sua maior notoriedade. Pessoas de diversas idades e advindas de vários bairros da cidade estão tendo, no Centro Cultural do Prodecom, a oportunidade de desenvolver muito bem a percepção musical por conta do treino auditivo contínuo e que exige precisão, aprendendo a tocar temas ou melodias populares além do tradicional erudito. Entre os métodos utilizados no curso, o Suzuki se destaca. Também é oferecido todo o suporte técnico para o aluno, tais como locais de manutenção e compra do instrumento e acessórios.

Apresentações com outros grupos e orquestras da cidade, já estão acontecendo em praças públicas e teatros, demonstrando que o instrumento, aparentemente exótico tem o poder de transformar uma realidade, a partir da ferramenta da educação. Outros instrumentos já estão sendo cogitados para integrar o curso, como o violoncelo e a viola, como parte de uma ousada ideia que é a criação de uma orquestra na periferia de Fortaleza.

Para alguns, o projeto significa mais do que a chance de aprender, mas também representa uma união entre tantas pessoas com histórias de vida cheias de superação. O mais velho aprende com o mais novo e vice-versa, o musicalmente menos experiente tem como modelo de aprendizagem o músico experimentado, os mais amadurecidos cuidam dos mais jovens e, quando algum membro do grupo passa por alguma dificuldade de qualquer ordem ou natureza, o grupo todo se mobiliza para solucionar o problema. Com certeza, a prática musical em conjunto, se bem direcionada e com objetivos voltados para o desenvolvimento de competências musicais e humanas trazendo inúmeros benefícios que se referem a melhor qualidade de vida dos participantes e, em consequência, de seus familiares.

2 Replies to “Projeto Philarmônica”

  1. Boa noite, me chamo Aline, gostaria de saber mais informações do Projeto Philarmônica. Um dos meus sonho é aprender tocar violino, gostaria de saber como posso participar?

    • Entre em contato pelo telefone que consta no site. Teremos satisfação em ajudá-la a realizar seu sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *