RELIGIOSIDADE

 

    Em resposta à indagação "Qual é a sua religião? questão complexa de responder, pois a religião, o religioso e a religiosidade têm significados múltiplos e operam em planos diversos da vida social - 95% dos moradores afirmaram ter religiosidade cristã (católica ou protestante/evangélica).

     O catolicismo continua sendo a religião predominante da localidade, abrangendo três quartos da população, 78%, embora somente a metade afirme manter um vínculo mais contínuo com a comunidade católica, não se limitando aos batizados, casamentos e missas de sétimo dia.

    Quando indagados sobre a participação na Igreja, os entrevistados se autodenominaram católicos "praticantes" e "não praticantes". Muitos que nunca deixaram de ser católicos, hoje, por ser mais "praticantes", se sentem de retorno à Igreja. O movimento carismático tem muito a ver com o crescimento do grupo católico praticante. Convém destacar, também, que esse segmento de católicos está bastante difundido, caracterizado, como afirmam seus adeptos, pela ênfase numa experiência religiosa renovadora.

    O segundo maior grupo de fiéis, os evangélicos composto em sua maioria pelos membros das Igrejas Assembleia de Deus, Batista, Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã, Evangelho Quadrangular, Adventista do Sétimo dia, Luterana e Presbiteriana , representa 14% de fiéis do bairro.

      Os evangélicos demonstraram, em suas declarações à pesquisa, um conjunto mais ou menos uniforme de ideias, rituais, comportamentos e compreensão do mundo, uma identidade religiosa bastante definida, sendo constatada no grupo uma troca de ideias e práticas, especialmente a pentecostal, que incorpora e é incorporada por outros segmentos com denominações tradicionais como batistas, presbiterianos, metodistas, que, nos últimos anos, passaram a adotar elementos da doutrina pentecostal.

    No bairro, os "mórmons", representativos de 1,6% dos religiosos, são frequentemente confundidos com os evangélicos e as testemunhas de Jeová, mas a Igreja Mórmon é um nome não oficial para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, presente no Conjunto Ceará há mais de vinte anos.

    Os espíritas kardecistas representam 1% da população. Sem hierarquias, sacerdotes e altares, têm como pilar a crença na imortalidade do espírito. Ao serem indagados sobre rituais da doutrina, como os passes, afirmaram, na maioria, que o espiritismo se baseia muito mais em leituras e na introspecção que em rituais ou sessões que invocam espíritos. Admitiram para si o diferencial de duas práticas doutrinárias: a caridade e a tolerância religiosa.

    As crenças afro-brasileiras representadas pelo candomblé e a umbanda têm grande visibilidade em práticas culturais importantes, mas no bairro apresentam-se fragmentadas em pequenos grupos, fragilizadas pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra. As religiões afro-brasileiras têm poucas chances de se saírem melhores na competição com outras religiões. Há uma diminuição de adeptos comparativamente às outras pesquisas.

Sem religião


    Dos entrevistados, 3,5% declararam-se "sem religião", por não saber definir o que realmente são. Se esse sentimento sugere, a princípio, a ideia de ateísmo, pode-se também pensar que não significa ausência de religiosidade. Algumas pessoas simplesmente não têm frequência assídua nos serviços religiosos, mas não se julgam propriamente ateus, porque mantêm uma disposição religiosa diante do mundo, principalmente em situações de insegurança física, emocional e financeira. Por outro lado, 1,2% dos moradores se consideram como ateus.


    A seguir apresentam-se alguns demonstrativos sobre a religiosidade dos moradores.










 
Av. Ministro Albuquerque Lima, 779 - 1a Etapa - Conjunto Ceará - Fortaleza - Ceará
RJP: Livro A, n° 5, Fls. 143/144, n° 1.117 
CNPJ nº 11334505/0001-09
Fone: (85) 2942816 - E-mail: prodecom@ig.com.br
Entidade Comunitária, Beneficente, Sem finalidade econômica
Considerado de utilidade pública através de Lei municipal e estadual.
  Site Map